Turismo de natureza na Região Serramar
Se existe em algum lugar
Entre flores, frutos e um olhar
Do silêncio quebrado ao andar
Dos pássaros nas revoadas a cantar
A essência de toda essa natureza você encontrará no Portal Serra e Mar.
Nossa região foi escolhida para ser um dos espetáculos da terra em turismo, meio ambiente e seus atrativos naturais
Dos seus rios, vales, montanhas, trilhas, florestas, restingas, manguezais, lagoas, lagunas, ilhas e costões, assim é a poesia de Casimiro de Abreu, a musa dos olhos azuis que toca à beira do mar Rio das Ostras, dos cinemas a estrela Brigitte Bardot em Armação de Búzios, das praias e dunas de Cabo Frio, do frio e vento das cumeadas de Macaé, da beleza cênica e das baixas temperaturas de Nova Friburgo, das cachoeiras de Silva Jardim, do mar azul de Arraial do Cabo entre essas e outras cidades iniciamos uma grande jornada através do Turismo em meio a toda essa natureza.
O turismo pode ser definido de diversas formas, uma delas, um conjunto de atividades que são realizadas durante uma viagem, sendo assim, um destino, um local diferente do seu habitual, descobertas, encantos e cantos muitas vezes desconhecidos pelo próprio morador local, e uma vez bem apresentado ele passa ser parte daquilo, reconhecendo como seu ele se propõem a cuidar; “é o meu lar”.
Dentro do meio ambiente com seu conjunto de fatores físicos, biológicos e químicos que envolve todos os seres desse planeta, podendo ser entendido também como o conjunto de condições que permitem abrigar a vida em todas as suas formas, e consequentemente o desafio de equilibrar ecologicamente todos os ecossistemas que existem na Terra.
Dito isso, fica fácil entender como é importante traduzir o Turismo de Natureza em sua essência. Os cuidados e o conhecimento dentro de um destino, roteiro ou atrativo, é importante entender, estudar, explorar e descobrir todos os potenciais fatores que podem traduzir o verdadeiro significado daquele local, chegou a hora de não apenas apresentar aquele destino ao turista e sim também desenvolvê-lo. Um viajante não pode atravessar alguns atrativos naturais e chegar do outro lado sendo a “mesma pessoa”.
Sendo assim, imagina um Guia de Turismo, ou condutor de aventura e montanhista, levando um grupo de turistas para conhecer uma bela cachoeira em meio a Mata Atlântica.
Uma riqueza em biodiversidade numa proposta incrível de fauna e flora, fenômenos naturais, fungo, clima, ar, solo, qualidade da agua, comportamento de animais, espécies, importâncias entre outros variados temas onde podemos enriquecer nossos estudos e conhecimentos entregando ao turista uma experiência mais que incrível.
O profissional do turismo é a voz da cidade, e ele tem “nas mãos” o poder de contar apenas a história da tal cachoeira ou transformar sua atividade do início ao fim em atrativos culturais, naturais e significativos.
Dentro de todo esse contexto, convidamos você a se perguntar qual é o seu papel nesse planeta?
Até os últimos estudos somos o único planeta do universo com vida inteligente, por isso, somos uma raridade e você teve a oportunidade de ter essa passagem por esse mundo.
Você gostaria de dar mais um significado em sua vida ou ter uma passagem simples e serena por essa terra?
Podemos juntos sim ter o papel de multiplicadores do meio ambiente com o propósito incomum de atendermos e sermos semente entre vários objetivos do desenvolvimento sustentável, as ODS.
Existem uma série de ferramentas no campo da conservação que podem somar para essas questões ambientais e o turismo de natureza e uma delas, e como exemplo através das Trilhas de Longo Curso.
O Sistema de Trilhas de Longo curso da Rede Brasileira de Trilhas, é um exemplo claro de conservação e que pode atingir mais de dez tipos das ODS.
A Rede tem como base o trabalho voluntário e visa a promoção das cidades onde as trilhas são implementadas contribuindo com o desenvolvimento econômico gerando um turismo consciente e sustentável.
O Turismo Sustentável leva em consideração seus impactos econômicos, sociais e ambientais atuais e futuros, atendendo as necessidades dos visitantes e do meio ambiente. Além de promover as redes de hospedagens, gastronomia e das operadoras de turismo, o modelo proporciona a promoção de artesãos e o desenvolvimento do turista, que quando procura uma agência para percorrer os atrativos da cidade, os guias de turismo apresentam um conhecimento sobre toda uma biodiversidade local.
Umas das propostas é a recreação e a saúde, onde também potencializam as práticas esportivas promovendo saúde e bem-estar por todo os seus trechos e caminhos.
No campo da conservação, a Rede através de sua gestão voluntária realiza vistorias e monitoramentos identificando pontos de atenção para manejos, plantios, retiradas de resíduos, sinalização, identificação de espécies com levantamento de fauna e flora, prevenção de incêndios, revitalização de rios, lagoas, entre outros.
Em um dos fundamentos básicos que é a educação ambiental, se busca a conservação das nossas áreas naturais com uma série de atividades envolvendo não só os voluntários locais, mas também alunos de escolas particulares e públicas realizando atividades no campo e participando de oficinais e palestras.
Nos mutirões organizados, além do exercício da cidadania seja pela retirada de resíduo ou seja pelo manejo na trilha, buscam sempre proporcionar pequenas apresentações sobre a biodiversidade local como restingas, manguezais, biota marinha ou terrestre, num modo geral levando conhecimento e consequentemente a sensibilização em todas as atividades realizadas.
Em nossas cidades costeiras temos uma série de atividades como os passeios de barcos e para os mais aventureiros o mergulho.
Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Macaé e Búzios por exemplo existem uma infinidade de atividades envolvendo o mar que visa uma experiência única trazendo um novo olhar para o mundo debaixo da água e consequentemente uma sensibilização para as questões do lixo no mar.
Vejam, essas cidades ainda são rotas das baleias Jubartes em tempos de migração para o nordeste mais especificamente ao arquipélago de Abrolhos. Já pensou futuramente um turismo de observação de baleias aqui na região?
Já deu para perceber que o Turismo de Natureza tem um potencial enorme, mas ainda sim, tem aqueles que gostam de mais aventura e adrenalina.
Rapel, escalada, montanhismo, cicloturismo, tirolesa, rafting, cascating ou canyonismo você vai encontrar em Macaé, Friburgo, Casimiro, Silva Jardim e desfrutar de atividades que geram equilíbrio, emoção, psicológico, essência e essa enorme vontade de viver que só as belezas naturais nos proporcionam.
Você já pode imaginar abrir um Portal e encontrar dentro da Serra de do Mar todas essas atividades?
Se prepare e venha conhecer os melhores caminhos!
A minha mochila já está pronta!
E sua, está?