O que fazer na grande Macaé?
As cidades do Rio de Janeiro carregam consigo um grande histórico de pontos belos e encantadores para turistas de fora do país e até mesmo para os brasileiros. A cidade de Macaé que se encontra no norte fluminense é com toda certeza um dos mais importantes pontos.
O turismo na cidade é impecável porque existe um investimento nessa área. É comum encontrarmos também, um valor histórico ou cultural que possibilitaram esse aprofundamento.
Não é atoa que o Rio de Janeiro acaba sendo um berço para o turismo nacional. Não apenas Macaé, como muitas outras cidades e municípios são extremamente atrativos para férias e, em certos casos, até mesmo para morar!
De toda forma, vamos apresentar aqui com mais destaque algumas atividades e regiões que você pode visitar em sua viagem a Macaé, aproveite para curtir bastante as praias ou as regiões serranas, que possuem de fato um grande valor para o local.
Melhores opções para desbravar
Então chega aquele momento em que você decide realmente visitar a cidade, mas não sabe o que fazer ou ainda não possui um roteiro de viagem bem elaborado, nesse caso, nada melhor que algumas dicas.
A premissa de uma delas pode chamar sua atenção. A localidade recebeu uma nomeação um tanto curiosa, ela é reconhecida como a Princesinha do Atlântico e, é claro, tem motivos para isso.
Então, para que possa desbravar com mais facilidade todas as belezas naturais, humanas, culturais e sociais de Macaé, vamos mostrar alguns pontos que chamam bastante atenção na cidade.
A cidade das Praias
É claro, não poderíamos deixar de falar da Princesinha do Atlântico. De fato, o Brasil possui uma grande quantidade de praias e localidades que possuem capacidade para gerar um bom local para atividades do tipo.
O que encontra de diferente em Macaé, no entanto, pode chamar mais atenção, lembrando que em sua extensão total a cidade possui cerca de 23 km de litoral e cerca de 11 praias diferentes para que possa aproveitar.
Veja a seguir algumas das que acreditamos serem as mais belas.
Praia dos cavaleiros
Esse é um ponto de referência para turistas e moradores. Algo que deixa claro isso é a sua forma de funcionamento, sendo ideal para passeios à noite, que é o que muitos turistas adoram!
A orla fica bastante movimentada e acaba dando espaço para diversas atrações, deixando o ambiente mais seguro e cheio de vida durante boa parte da noite.
A praia do Farol
A Praia do Farol acaba sendo uma localização de valor turístico, cultural e histórico. Acontece que ela recebe esse nome por ficar próxima a um farol antigo, que hoje está em ruínas.
Ela é ótima para passar um tempo e possui uma boa extensão de 500 metros, assim algumas atividades podem ser extremamente relaxantes e divertidas.
As areias da praia são grossas, amareladas e as águas, mornas e transparentes. Se durante a sua viagem chegar próximo ao local, aproveite porque é um ponto cheio de oportunidades para curtir sua estadia.
Praia do Forte
Aproveitando para falar de outro importante local para a cultura da região, a praia do forte é ótima para quem tem interesse em monumentos históricos. Isso acontece porque ela fica próxima ao Forte Marechal Hermes, importante monumento para toda a cidade.
Apesar da praia ter aproximadamente 180 metros de extensão, acaba valendo muito a pena visitar a região pelo valor histórico, sem contar que pode relaxar na praia depois de conhecer mais.
Os excelentes hotéis
As hospedagens realmente são importantes fatores. Em alguns casos não vale a pena ir para um local simplesmente porque a casa ou apartamento que irá ficar não fornece o que todo turista necessita!
Nesse ponto é quase que trivial criar um bom estudo sobre os hotéis da região em que irá ficar. A boa notícia para você que deseja ir para Macaé é: a região possui ótima hospedagem com bons preços!
Para ficar mais claro, como já dito, a região possui cerca de 23 km de litoral e os hotéis aproveitam disso para criar áreas internas e externas extremamente chamativas e acolhedoras.
Imagine poder tomar um banho em uma piscina no alto de um desses locais, podendo observar o mar com as suas águas transparentes e calmas, próprias, em certos casos, para nadar e mergulhar.
As opções são muitas e a dica aqui é escolher o melhor e que caiba no seu bolso. Opte por pesquisar na internet, pois em alguns sites é possível encontrar diversas informações sobre acomodações na cidade.
Ecoturismo em Macaé
A ideia do Ecoturismo é mostrar de forma geral como as pessoas podem trabalhar com o meio ambiente de tal forma que nada que é feito em viagens seja realmente prejudicial. O Ecoturismo em Macaé é reconhecido e com certeza merece sua atenção.
Primeiramente podemos dizer que o local funciona com os mais diversificados tipos de beleza naturais, facilitando para que as pessoas tenham um maior interesse pelo meio ambiente. É a partir daí que o Ecoturismo começa.
Se você tem a oportunidade de adentrar e aprender mais sobre essa prática e vai para Macaé, pode aprender bastante enquanto consegue observar as mais belas paisagens da região.
Dentre os locais que podem ser ótimos para visitar, nessa lógica, podemos citar o Parque Municipal do Atalaia, o Parque Nacional da Restinga e a Reserva Biológica da União.
O interesse pelo ecoturismo aumenta porque o governo da região dá completa disponibilidade e interesse para que diferentes pessoas possam aproveitar o local e aprender ao mesmo tempo. Afinal, nem um nem outro deseja que os maravilhosos recantos de Macaé sejam deteriorados ou até mesmo destruídos.
Aproveite a Gastronomia!
O turismo gastronômico é uma importante vertente. Ele é responsável por gerar bastante tráfego entre dois locais, já que muitas pessoas viajam até certas localidades para aprender mais sobre a forma de fazer um prato, ou ainda sobre a maneira como deve ser comido algo em certa região.
A Gastronomia é importante para que se crie uma ligação maior entre dois povos. Acaba entrando aqui na lista como algo de relevância para a cultura. Tenha em mente que durante muito tempo a gastronomia em Macaé foi considerada uma das melhores da região por apresentar uma variedade de pratos.
Franceses, italianos, brasileiros, a questão nessa cidade é tentar juntar uma grande quantidade de pratos possíveis para que se crie algo mais denso. Sendo assim, a cultura em Macaé se baseia bastante no valor gastronômico dos pratos.
Falando um pouco do clima
O clima da região é quente durante todo o ano, o que possibilita algumas atividades. Assim sendo, é muito mais fácil encontrar turistas interessados na região por conta das praias e das altas possibilidades de ficar em um local tranquilo apenas aproveitando o sol.
Recomendamos bastante que, caso vá durante o verão, carregue sempre o protetor solar. Das cidades que englobam a rodovia Serramar essa é uma das que mais demonstra
importância para o clima quente, visto que durante todo o ano é possível identificar alguns pontos importantes para atividades físicas, mergulho e afins.
Durante a noite, no entanto, é bem provável que consiga se aconchegar em um local que seja bem frio. É também durante essa parte do dia que há mais shows em praias e, de certa forma, alguns atrativos turísticos se tornam mais importantes.
Igrejas e espiritualidade
Se você tem algum interesse pelo turismo que se baseia em visitar igrejas para acumular uma melhor visão espiritual do local, em Macaé pode aproveitar vários pontos importantes que são construídos conforme você se aprofunda mais no local.
A Igreja de Sant’ana, por exemplo, é um local belo e que chama atenção das pessoas que desejam ter um contato maior com a espiritualidade. A noite as luzes da igreja chamam ainda mais atenção, quase que como de forma proposital, para que a cidade fique cada vez mais completa e cheia de vida.
Por outro lado, podemos ver também a igreja São João Batista, que parece ser de uma época diferente, mesmo sendo modificada algumas vezes para manter a sua estrutura em bom estado.
A espiritualidade na região é importante, sendo assim é fundamental considerar esse fator durante sua viagem para que tenha mais possibilidades de aprender sobre sua fé e sobre a história e cultura de certas regiões.
Parques e contato com a natureza
Bem, como última atração para turistas, podemos citar a possibilidade de ter um contato maior com a natureza. Para muitos esse é um fator que fará completa diferença. Macaé é com certeza um local com boas praias e próprio para turistas de todas as localidades.
Entretanto, há alguns locais que podem ser mais úteis para que se consiga um contato maior com a natureza, como o parque municipal Atalaia, a Cachoeira do Pai e vários outros locais.
O contato com a natureza de Macaé pode se dar também pela possibilidade de visitar algumas regiões serranas, apesar delas não serem os pontos mais importantes da cidade.
Em algumas localidades, é fácil conseguir uma boa vista, bem completa de tudo aquilo que deseja ver na cidade.
E sobre a cultura
Bem, aqui podemos entrar em diversos locais que consideramos importantes durante sua viagem. Alguns deles podem possuir um valor maior para você por representar algum ponto que goste de ver.
O Centro Cultural de Macaé, por exemplo, é um local cheio de oportunidades para aprender mais sobre alguns importantes fatores na construção da cidade. Vale lembrar também que a cultura em Macaé é bastante extensa e possui algumas curiosidades que você pode gostar de aproveitar.
Tente visitar também locais como o Solar de Mellos, o Fort Marshal Hermes e outras localidades com valor cultural para a região.
Lembre que é possível encontrar também belas vistas em alguns locais que são de tirar o fôlego, então aproveite para adentrar mais no turismo de Macaé e veja suas opções.
Principais locais para visitar em uma viagem rápida
Se deseja fazer uma viagem rápida para a região, podemos mostrar aqui algumas dicas que consideramos preciosas. Primeiramente deve entender o que deseja na região. Ver praias? Ir para a Serra?
Bem, dependendo de sua resposta há alguns pontos que podem ser melhor aproveitados. A visita às regiões serranas é sempre bastante completa, podendo até mesmo apresentar alguns pontos importantes para a construção geral da cidade.
A recomendação de praia que fazemos aqui é a Praia do Farol e a Praia do Forte. Ambas representam uma localidade importante para o turismo na região e com certeza não é atoa que é tão conhecida.
Além disso, nas regiões serranas é mais fácil aproveitar o ecoturismo, isso porque ele poderá ser útil para que se veja mais paisagens em menos tempo. Como essa é uma forma de turismo que a região investe, pode ser mais fácil conseguir algo dela.