A história e o valor cultural de Macaé

Macaé é um ótimo destino turístico durante o ano, tendo grande importância na construção de alguns importantes pólos de economia no Rio de Janeiro. O Município possui mais de 1.200.000 km², sendo representado nacionalmente como a capital do petróleo. 

Além de suas belezas naturais e possibilidades de entretenimento para turistas, o grande município possui ainda uma alta carga cultural e histórica para ser melhor avaliada. Para muitos esse fator é o que mais importa, relevância para a construção da região. 

O turismo fica ainda melhor quando entendemos as particularidades de certa localidade, por esse motivo há tanto incentivo nessa área em Cabo Frio. A história é o que constrói o valor cultural de uma civilização ou, nesse caso, de um povoado. 

Se você gosta do assunto e deseja aprender mais sobre algumas particularidades da cidade de Macaé, vamos passar aqui um guia mais completo com tudo que é importante na região. 

Significado de Macaé 

Já carregando bastante valor histórico e cultural, o nome do município traz consigo algumas possibilidades, provavelmente é baseado no rio Macaé, mas ainda é necessária algumas pesquisas sobre. 

Existem alguns estudos que destacam que o termo deriva do vocabulário indigina e que faz menção a palmeira macabaica, que, para esses povos, significava “coco doce”. Hoje em dia a bandeira da região apresenta o desenho do coqueiro, dando a devida importância histórica para o local. 

As tribos que habitavam 

Os primeiros colonos que chegaram ao local encontraram duas importantes tribos que viviam na região, ambas possuem certa importância para toda a história do Brasil porque se localizavam em outros locais também. 

Os Tamoios e os Goitacás são as duas vertentes indígenas na região. As tribos poderiam viver ali há séculos, no entanto, não há um detalhe específico disso, sendo complicado estabelecer uma data específica. 

De toda forma, o povoamento europeu se deu apenas depois de um século do “descobrimento do Brasil”, começando em 1614. 

A colonização portuguesa em Macaé 

Fugindo do domínio Espanhol, os portugueses deram um passo adiante para a catequização dos índios para assim evitar invasões inimigas que poderiam acontecer na região durante esse período de instabilidades. Ato, que por sua vez, culminou no desenvolvimento cultural da região.

Os jesuítas começaram a habitar a cidade em 1634. A ideia era fundar ela próximo ao Morro de Sant’ana, uma ótima ideia considerando sua aproximação com o Rio Macaé, já citado aqui. No começo era apenas uma pequena fazenda que ganhou cada vez mais destaque dando origem a região. 

Dessa forma a criação e gestão da cidade começará e agora a preocupação era em definir bons produtos para serem negociados para conseguir desenvolver a região. Assim, foram construídos engenhos de açúcar e valores para que a região em si tivesse seu desenvolvimento financeiro. 

Por que Macaé é chamada de capital do Petróleo? 

Macaé acabou tendo uma ótima descoberta que influenciou diversos processos na região. Em 1974 foi descoberto petróleo na região e, como acontece com diversas localidades a exploração deveria acontecer, fazendo com que a região recebesse certo valor por esse importante produto. 

Foi apenas aí que houve uma mudança maior do meio rural para o urbano, mudando de forma firme a economia e a cultura da região. 

Por fim, com tudo isto acontecendo, muitas pessoas começaram a chegar de fora e até mesmo de dentro do Brasil encantadas com o crescimento que havia acontecido e preparadas para trabalhar no local. 

Pontos culturais importante 

Quando a cultura entra no meio podemos citar aqui alguns pontos que são extremamente importantes para a cidade de Macaé. 

Além das construções belas em alguns bairros ou do valor histórico que se encontra em certos locais, podemos dizer que há, com toda certeza uma espécie de atração mais ativa, de uma cultura mais participativa. 

Aproveitando esse momento cultural, é possível também entender mais sobre a história da região, em vários locais é possível destacar esse importante fator, já que alguns são construções históricas. 

Parque de Exposição Latiff 

Um parque com mais de 80 mil metros quadrados e que é considerado o terceiro melhor do país com relação a sua infraestrutura. 

No entanto, não fica apenas nisso, podemos citar vários eventos que acontecem nesse local. Um dos mais realizados é com certeza o Expo Macaé, que possui rodeio e shows e que faz parte da tradição cultural da região. 

Igreja de Sant’ana 

Agora indo para um lado mais histórico. A igreja de Sant’ana é um local é um local que possui data de 1630 e é bastante conhecido pelos habitantes de Macaé porque possui uma bela estrutura e história para contar.

A igreja conta ainda com uma bela réplica do Cristo Redentor que chama atenção de longe. 

A igreja possui grande extensão e é uma das mais belas construções da região, em qualquer época do ano vale muito a pena conhecer mais sobre ela. 

Aproveitando o carnaval 

Outro ponto cultural da região está completamente relacionado ao carnaval. A verdade é que todo o Rio de Janeiro traz essa importante data comemorativa de forma clara e objetiva. 

O carnaval nessa região é extremamente importante para a movimentação do comércio e do turismo, afinal, as belas praias são chamativas para essa data. 

As festas também acabam sendo encantadoras. Se escolher a época do ano correta poderá observar diversos fenômenos e importantes acontecimentos na região. 

Ainda sobre a cultura da cidade de Macaé

Em uma região como essa não poderia faltar museus e praças com relevância histórica. Sendo assim, a história do município de Cabo Frio acaba sendo melhor contada. 

O desenvolvimento cultural da região é excelente e você pode aproveitar bastante as festas e importantes eventos em primeira mão. 

Durante uma viagem você pode considerar fazer um tour por vários locais, aproveitando de forma mais ampla, shows, museus, parques e muitos outros importantes pontos culturais, como a gastronomia. 

Há muito o que se ver em Cabo Frio, por esse motivo, pode visitar a região mais de uma vez para que consiga aproveitar ao máximo cada viagem. O interesse pela história da região tem chamado a atenção de muitos.

Deixe um comentário

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

AJUDE O PORTAL COMPARTILHANDO ESTE CONTEÚDO!

Compartilhe em suas redes sociais e seja parte do crescimento deste projeto!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Conheça nossos parceiros

Deixe um comentário

Outros conteúdos com temas relacionados

Continue navegando em nosso site e conheça mais sobre a Região Serramar

Arquipélago De Sant`Ana
Macaé

Turismo em Macaé

O que fazer na grande Macaé?  As cidades do Rio de Janeiro carregam consigo um grande histórico de pontos belos e encantadores para turistas de fora do país e até

Leia Mais »

FORMANDO PARCERIAS​

Ao invés de conquistar clientes, buscamos formar parcerias. Conheça nossos planos de acesso e faça parte da nossa comunidade.