A história da construção da famosa cidade de Armação de Buzios é extensa, não apenas porque o local demorou para ser descoberto e sim porque em dado momento existiu uma grande confusão com relação a piratas e problemas políticos.
Essa fase teve início ainda no século XVI quando piratas dos mais diversos tipos começaram a ter rixas com a coroa portuguesa. Após isso, chegou o momento relacionado à pesca de baleias e por último finalmente foi descoberta as belezas naturais da região, que apenas foi destacada no século XX.
Depois de todo esse processo foi que a região se tornou mais famosa e importante no mercado, chegando a representar um marco para o turismo brasiliero.
A história antes de 1960
Bem, a verdade é que a região apenas conseguiu se desenvolver no século XX de forma efetiva, mas ela não deixou de ser importante para os portugueses durante os séculos passados.
Ela é uma região que carrega bastante traços indígenas e as belezas naturais são bem conservadas. Até o início do século XVII essa importante localidade era habitada pelos índios Tupinambás. E o que tornou o local famoso após tudo isso é a história. Sobre o que vamos tratar melhor agora.
Invasão Francesa
Os franceses tentaram reivindicar vários territórios ao longo da formação histórica do Brasil E a cidade de Búzios não passou despercebida das ameaças.
Durante 20 anos alguns franceses que não utilizavam a bandeira do país tentaram se estabelecer ali, no entanto, depois de um conflito, todos eles foram expulsos da região para que o domínio português se consolidasse.
Esses corsários franceses (que podem ser chamados de piratas) continuaram a visitar a região para comercializar alguns importantes itens para a Europa, dentre os mais comuns estavam o Pau- Brasil. A negociação era feita com os índios da região e foi assim que os primeiros povos surgiram, os Tamoios.
Acabando com a invasão Francesa
Apenas no ano de 1617 é que os portugueses acabaram expulsando completamente os Franceses se aliando aos goitacás, esse marco deu origem a colonização real da região que aconteceu de forma bem rígida.
Para se ter uma ideia, ao final desse processo de conflito, a região de Búzios não poderia ser utilizada para a pesca. O objetivo era deixar o local dependente de Portugal para que futuras revoltas não acontecessem.
Esse é um importante fator porque a Armação de Búzios sempre representou um ótimo local para a pesca e o desenvolvimento da economia da região era dado exatamente por isso.
Porque Armação de Búzios?
Apesar do nome ser tão comum em nosso vocabulário que nem percebemos, o termo que gera o nome da cidade é extremamente importante para entender melhor sobre a história e cultura do local.
Acontece que Armação de Búzios é derivado de uma armação de madeira que havia próxima a região de uma praia. O objetivo era a indústria de pesca.
Evidentemente esse importante item que, afinal, representava também um dos mais importantes fatores para o desenvolvimento da região, acabou se tornando símbolo e sendo colocado como o nome do local.
A parte cultural presente em Búzios
Além do contato constante com diferentes localidades com peso histórico, é possível encontrar também regiões que sejam mais propensas a certas possibilidades de turismo para viajantes.
A história geral da Armação de Búzio reúne diversos povos com diferentes costumes e que podem ser realmente relevantes na construção do local, levando em conta que estes influenciaram o espaço e o tempo de maneira bem direta.
Quando falamos dos aspectos culturais podemos entrar em diversas questões que norteiam o território, fazendo com que ele seja mais chamativo.
Começando pelas etnias
Apesar do local ter sido habitado por índios, a dizimação em massa de muitos deles fizeram com que, atualmente, sua representação seja apenas de 0,3% do total da população, um número bem pequeno.
No entanto, a cultura desses povos foi bem preservada e hoje eles acabam representando uma ótima forma de fazer turismo.
De modo geral, o contato com diversos povos fez com que a Armação de Búzios obtivesse a capacidade de mostrar diferentes culturas em um mesmo local.
Gastronomia
É claro, quem viaja para a região acaba ficando encantado com a gastronomia. Por ser uma região litorânea, é claro que alguns produtos acabam sendo melhor explorados, sendo assim, podemos dizer que os frutos do mar fazem parte da construção histórica da cidade.
No entanto, o que torna ela ainda mais atrativa é o grande tráfego de pessoas com costumes diferentes, fazendo com que a culinária da região seja bastante diversificada para atender a essas pessoas.
Restaurantes italianos, franceses e orientais estão distribuídos pelo território de tal forma que fica simples identificar alguns fatores importantes.
O viajante tem a oportunidade de entrar em contato com várias culturas em restaurantes simples e até mesmo naqueles mais luxuosos.
Dando um foco na arte
De forma geral, a formação da cidade é baseada também na credibilidade que a arte possui. Além de várias referências históricas na escrita, na pintura existem alguns personagens ícones na região.
É por isso também que essa é uma importante área para que novos artistas possam começar. Assim, eventos como o Circuito de Artes de Búzios, acabam sendo extremamente importantes para a cidade, criando possibilidades para jovens artistas.
De forma geral, esse evento já faz parte da cultura da região, e é realizado com certa periodicidade.
Armação de Búzios e a atualidade
Chegar até uma cidade com tantas belezas naturais deve ter sido uma grande descoberta, afinal, existem vários motivos para acreditar que a região poderia representar uma excelente localidade para visitar.
O turismo foi muito facilitado nos últimos anos, com viagens cada vez mais rápidas e seguras. Então, é claro que cidades e municípios como: Cabo Frio, Armação de Búzios, Rio das Ostras e muitos outros acabariam recebendo seu devido destaque.