A história de Cabo Frio nos remete a um passado distante. A dominação portuguesa no Brasil durou séculos, e desde de que os primeiros viajantes chegaram à região, a descoberta de novas terras era um dos focos.
Em meados de 1503 o navegador e escritor Américo Vespúcio achou um local que o encantou bastante. Diante disso, era inegável que estar ali poderia ser uma grande vantagem para exploração e captação de novos recursos.
Foi a partir daí que a bela e renomada cidade de Cabo Frio foi criada, hoje representa alguns pontos importantíssimos para a economia brasileira, afinal, o local é com certeza um símbolo de imponência no turismo.
A França e Cabo Frio
Por volta de 1556 os franceses começaram uma exploração próxima a cidade. Os portugueses sentiam uma maior atração pelo território localizado no nordeste, enquanto isso, diversos outros países sentiam a necessidade de se situar no sudeste.
Com isso, Cabo Frio foi um dos locais que mais chamaram atenção, principalmente por aquilo que ainda era possível ser explorado. Depois da construção da famosa feitoria que hoje é chamada de Casa de Pedra, o domínio da região foi consolidado.
Fato esse que impulsionou o crescimento da região, mesmo que ainda em 1556.
A Guerra
O território também sofreu com uma guerra que foi gerada por motivos óbvios, a dominação francesa já não era mais uma opção para muitos habitantes da região.
Nesse momento, em aproximadamente 1575 se iniciou o confronto. O governador do Rio de Janeiro, Antônio Salema, conseguiu reunir um grande exército e fez um ataque apoiado por diversos locais e uma tropa de tupiniquins catequizados.
O domínio Francês já acontecia há 20 anos, estava na hora de acabar. A visita do império português
Esse ponto histórico culminou no melhor desenvolvimento de Cabo Frio principalmente pelo seu fator econômico.
Em 1847 Dom Pedro II fez uma visita na região. Com isso, não apenas as relações entre os dois países aumentaram como também Cabo Frio se viu em uma posição de melhorias importantes até hoje.
A ajuda financeira representou um desenvolvimento em pontos históricos e até mesmo financeiros.
A verdade é que durante toda a visita de Dom Pedro II à região, diversos importantes fatores foram melhorados e trabalhados.
Durante o período de escravidão
Depois de passar tanto tempo tendo como mão de obra negros que vinham da África, os navios negreiros começaram a ser visto como crime em todo mundo. Em 1875 essa prática já não era tão bem aceita no Brasil.
É claro, a escravidão demorou um pouco mais para acabar, no entanto, a abolição representou um processo e para cidades como a de Silva Jardim ou Cabo Frio, foi ainda mais complicado.
Então, um dos pontos mais importantes ainda nessa questão para Cabo Frio foi o começo de fugas e rebeliões por conta da péssima vida e das condições de trabalho terríveis que vivenciavam, além de, é claro, a questão dos capitães-do-mato e a tortura.
A outra parte importante com relação a escravidão diz respeito a proibição do tráfego negreuiro, que, apesar de extremamente necessária acabou trazendo a tona um novo problema, o contrabando florescente.
Falando mais sobre a cultura da região
Sobre a cultura na região de São Mateus, podemos falar bastante sobre muitos pontos interessantes. Eles se resumem em arquitetura, história e belezas.
A interação humana com o ambiente da localização tornou diversas atividades mais simples de acontecer. Isso, somado com fatores naturais fizeram com que a bela cidade acabasse se tornando ótima para certos eventos, mostrando que é muito simples criar momentos únicos.
Museus, praias, construções históricas. É muito simples conhecer e visitar esses locais, sendo assim, vamos mostrar a você algumas das localizações mais conhecidas da região.
Monumentos históricos
Os monumentos históricos remetem também à fase de colonização de Cabo Frio. Na verdade, um dos mais famosos da região foi erguido ainda em 1620 e sua arquitetura e força ainda se mantêm em ótimo estado.
O Forte São Mateus
Isso significa, em termos práticos, que você pode ter a oportunidade de ter um local perfeito para praticar algum tipo de turismo. O Forte São Mateus é um ótimo local para aprender mais e conseguir uma bela vista da região.
Foi ele que deu o nome a uma das principais praias de Cabo Frio, a Praia do Forte. Lá, você poderá notar que os canhões ainda são preservados, relíquias do tempo e da guerra.
Convento Nossa Senhora dos Anjos
Outra construção histórica que data do período colonial de Cabo Frio é o Convento Nossa Senhora dos Anjos. A oportunidade de visitar esse local deve ser apreciada.
A construção é de 1696 e é uma das mais belas igrejas em um raio de quilômetros. Pode ver, ao visitar, as belas pinturas no teto, os painéis dos altares e aproveitar o ambiente calmo para relaxar e, quem sabe, entrar em contato com sua fé de maneira mais direta.
As belas construções
Em termos de construções históricas com bela arquitetura é melhor falar um pouco sobre um local que as possui à vontade. O bairro da Passagem é um local com bastante disponibilidade para turistas, na verdade, quem viaja para a região pode se hospedar ali mesmo.
A grande questão é que esse local mantém uma arquitetura que remonta a 400 anos. Esse fator acaba chamando bastante atenção de viajantes que desejam fazer esse “regresso ao passado”. Ruas, paralelepípidos, igrejas e praças ainda possuem um toque que leva a pensar no passado.
O museu da cultura
Se você deseja um aprendizado mais geral sobre a região é interessante pensar um pouco em visitar um dos museus mais conhecidos.
O Museu da Cultura é um local repleto de atrativos. Além de receber algum aprendizado histórico da região, você também pode aproveitar para ir em palestras, seminários, oficinas e até mesmo apresentação de música e dança.
Esse local foi erguido em 1837 e já serviu de abrigo para crianças abandonadas.