Veja algumas possibilidades de viagens
Muitas pessoas fazem turismo apenas pelo prazer da viagem, mas o que elas não entendem é que existem várias formas de fazer turismo que devem ser consideradas. Para muitos isso é uma novidade, por esse motivo é importante tratar dela de forma mais abrangente.
Existem vários formatos de turistas que podem ser melhor explorados por viajantes, lembrando, é claro, que cada região é mais propensa a pelo menos um deles.
As diferentes possibilidades tornam esses pontos muito importantes para que se consiga criar algo maior e mais concreto. A carga histórica, cultural, climática e até mesmo natural, pode fazer com que o viajante se interesse mais por uma atividade do que por outra.
É assim que o turismo é melhor desenvolvido, para muitos esse fator é resoluto e extremamente claro, podendo apresentar pontos mais significantes para o desenvolvimento da economia da região.
Por sorte, em muitos locais, o governo consegue fazer uma boa análise daquilo que é atrativo, como acontece bastante com regiões litorâneas, que há, quase sempre, um grande investimento em praias.
Os tipos de turismo
Bem, se você realmente está interessado, vamos falar um pouco sobre as possibilidades que tem ao viajar, assim poderá entender que não é apenas algo pequeno que faz grande diferença, mas uma sucessão de fatores que conseguem mudar completamente uma viagem.
Os tipos de turismo são:
– Turismo Cultural;
– Ecoturismo;
– Turismo de Estudo ou Intercâmbio;
– Turismo Rural;
– Turismo de Esportes;
– Turismo de Aventura;
– Turismo de Negócios e Eventos;
– Turismo de Sol e Praia;
– Turismo de Saúde;
– Turismo gastronômico;
– Enoturismo;
– Turismo Místico;
– Ufoturismo;
– Turismo Religioso.
Com essa grande quantidade de viagens, você provavelmente não terá mais motivos para ficar em casa quando tiver capacidade de sair.
Mas, é interessante destacar nesse meio que você não necessita fazer apenas uma das atividades vista aqui, na verdade, é muito comum se fazer diversas delas, podendo até mesmo conseguir resultados melhores para seu bem estar e entretenimento.
De toda forma, vamos nos aprofundar mais no que esse itens podem nos oferecer de informação.
1- Turismo cultural no Brasil
O turismo cultural ou histórico é uma forma de aprender mais sobre os costumes e história de certa região. A grande questão aqui é sempre estar preparado para passeios longos e que cobrem bastante de você uma busca por algo cultural.
Basicamente, é uma forma de conhecer outros locais, outros costumes e entender mais sobre alguns fatores históricos, aqui no Brasil é possível encontrar diversos pontos com essa facilidade.
Estados como Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e muitos outros acabam tendo essa grande relevância para suas localizações. Isso porque é necessário levar em conta a descoberta e o desenvolvimento dos locais.
O Turismo Cultural acaba sendo muito específico em viagens para certas localidades onde se tenha maior presença do “passado”, assim é possível entrar em contato até mesmo com os costumes dos antigos habitantes da região.
Ver construções, pessoas e até mesmo a natureza pode ser uma boa opção para que se consiga maior relevância na sua viagem, é uma forma de agregar conhecimento e ainda consegui aproveitar bastante as belezas da região.
2- Ecoturismo
Chegamos aqui a um tipo de viagem que chama bastante atenção nos últimos tempos. O Ecoturismo é uma forma de conseguir chamar atenção dos viajantes para fatores ambientais que são de extrema importância para certas regiões.
Ele acontece em muitos estados brasileiros e é fundamental que represente de fato um atrativo para os turistas, por isso também em muitos casos acaba se mesclando a outros tipos de turismo, como o de aventura ou de esportes.
Nesse caso, no entanto, enquanto está se divertindo o viajante recebe uma boa dose de conhecimentos acerca de certos fatores, representando assim um ótimo investimento.
Portanto, no ecoturismo é necessário dar uma atenção especial a fatores como: preservação de espécies de fauna e flora.
Como as pessoas adoram a natureza de toda forma, fica mais simples chamar a atenção delas para a necessidade de mudar certos hábitos e construir algo mais denso.
3- Turismo de Estudos
Outro importante e constante turismo, que há, principalmente, em países da Europa. Geralmente conseguimos ver jovens e adultos migrando para países como Estados Unidos, Itália, França e muitos outros para aprender algo novo.
Esse acontecimento é chamado de turismo de estudo ou de intercâmbio, que é quando há a possibilidade de aprender mais sobre algo, na verdade, quando se há o intuito de aprender.
Digamos que de nada adianta ir para um local para aprender e não praticar. É como fazer turismo cultural, porém, sem buscar nada sobre a história.
No entanto, nesse caso, podemos ver reais incentivos de instituições para que se conheça mais outros locais, criando desejo e incentivando tal processo.
4- Turismo Rural: o que é?
Apesar desse tipo de turismo ter um significado bastante extenso, podemos dizer que ele é a chance que muitos possuem de entrar em contato com o meio rural, para muitas pessoas da cidade essa é uma realidade a muito tempo.
A visita de parentes em outras localidades que não são urbanas, já pode ser considerada uma parte do turismo rural. A ideia é ter contato com a natureza de forma mais direta, não apenas conhecendo locais, mas vivenciando toda a experiência de estar ali.
É exatamente por esse motivo que essa importante área é tão fundamental para o crescimento de vários setores, porque promove mudanças no meio, assim como na economia.
Ele pode também ficar em pé de igualdade com o Ecoturismo, já falado aqui, já que nesse caso há bastante contato com a natureza, então apenas alguns pontos podem ser mudados entre os dois.
5- Turismo para esportes
Existe uma grande quantidade de localidades no Brasil que, por exemplo, aproveitam para apreciar e desenvolver melhor alguns esportes como o Surf.
Esse importante turismo é capaz de trazer muitos viajantes de diferentes locais do mundo, o que impressiona bastante.
Ele acaba sendo incentivado pelo governo por motivos óbvios, gera renda. De toda forma, se vai para um local para mergulhar, fazer trilhas e outros importantes fatores relacionados a esportes, o turismo de esportes é o que faz.
6- Turismo de Aventura
Você sabe qual a diferença entre turismo de aventura e turismo de esporte? Bem, nem sempre uma aventura significa a prática de esportes, apesar de quase sempre existir uma linha de pensamento que faça isto possível.
A aventura é um fator importante na construção do entretenimento de cada pessoa, então alguns esportes acabam sendo mais voltados para essa área. Vale a pena citar alguns como:
– Trilhas;
– Rapel;
– Escaladas;
– Canoagem.
Muitos outros também podem entrar na lista, porém isso é algo que depende bastante de seu cuidado e da forma como algo é praticado.
Além disso, o turismo de aventura pode envolver ficar em acampamentos aproveitando a natureza de forma mais livre. Sim! De forma geral esse tipo de viagem acaba enriquecendo o lado da liberdade de cada pessoa.
7- Turismo de negócios ou de eventos
Sim, há um grande valor nesse tipo de turismo que chega a representar algo bastante interessante para a construção de certos profissionais.
Basicamente, essa viagem que terá servirá para que aprenda mais sobre finanças, negócios e assuntos relacionados, sendo assim uma ótima maneira de começar a estudar mais sobre o mercado de uma maneira mais geral.
Além disso, ele recebe o nome de “turismo de eventos” porque é geralmente a partir da marcação de alguns eventos que ele realmente acontece, visto que, é dentro desses eventos que há maior capacidade de alcance.
Podemos observar também que em certos casos ele pode estar relacionado a entregas de prêmios e outros importantes fatores, vale bastante a pena considerar isto.
De toda forma, esse segmento tem ganhado destaque, principalmente com a grande quantidade de pessoas querendo entrar no mercado de forma mais efetiva.
8- Turismo Sol e Praia
Somente pelo nome já dá para saber que esse tipo de interação com outra região se dá bastante pelo contato que se deseja ter com praias e o sol.
No Brasil esse é o tipo de turismo mais comum e que é realmente aceito em grande quantidade durante a temporada de férias, onde as pessoas desejam relaxar e curtir alguns pontos importantes de certos estados.
Como dito, o país possui grande capacidade para desenvolvimentos de infraestrutura para praias e outros pontos, sendo assim acaba sendo interessante visitar elas, porém, o significado do turismo em si está mais ligado com o entretenimento do que com as praias em si.
Aliado muitas vezes ao Turismo de Esporte, essa é uma das formas mais simples e tranquilas de viajar. Durante algumas fases do ano, milhões de pessoas desejam conhecer
alguns pontos do litoral, fazendo com que uma grande massa de pessoas se desloquem para a região.
Então, tendo em mente isto, esse turismo também pode ser chamado de: “turismo de massa”.
9- Turismo de saúde
Esse é bem extenso. De forma geral, podemos dizer que quem deseja fazer esse tipo de viagem tem que focar bastante em seu bem estar com relação à saúde, porém, certas doenças podem ser causadas por motivos que a fazem querer aproveitar outros tipos de turismo. Como assim?
Bem, imagine que esteja extremamente estressado, precisando de um tempo para melhorar sua relação com você mesmo. É claro que o turismo de saúde pode ajudar bastante, tendo em mente que seu problema pode ser apenas grande carga nos “ombros”.
De toda forma, ele não apenas se resume a isso. Em certos casos os tratamentos mais diretos são requisitados, portanto é de extrema importância que se ganhe valor durante esse processo.
Então, acaba sendo um tipo de viagem para fins medicinais. Para tratamentos psicológicos ou físicos.
10- Turismo gastronômico
Experimentar os mais diferentes pratos que são servidos em algumas localidades. Esse é o objetivo que deve ser considerado. A gastronomia é uma importante área para qualquer tipo de turismo, então nada melhor que investir bastante nela para movimentar mais ainda a economia.
De certa forma, podemos encontrar em alguns estados do Brasil e do mundo, várias facilidades para que as pessoas apreciem a culinária local, muitas vezes ela nem mesmo necessita ser própria do país.
De uma forma mais geral, é possível receber uma quantidade de valor na gastronomia desde que essa esteja completamente ligada a fatores culturais e históricos.
Há também aqueles locais que aproveitam da sua ancestralidade, para inserir diferentes pratos de várias culturas diferentes. Em apenas um local é possível encontrar comida de origem italiana, francesa, inglesa e portuguesa. É claro, considerando a relevância que o país possui para a diversidade, fica mais fácil entender.
11- Enoturismo
Esse turismo é também muito diferente dos que já foram citados aqui, ele é extremamente importante para que alguns amantes de vinhos possam aproveitar ao máximo as especialidades do local.
Não é muito comum aqui no Brasil, mas de fato há pessoas que se interessam tanto por esse produto de grande valor gastronómico que viajam apenas por isso. O que de fato torna esse tema muito amplo.
Deve-se levar em conta que muitos países ao redor do mundo possuem certas qualidades que merecem nosso destaque na produção de vinho. Grécia, Paris e muitos outros acabam possuindo um chamativo para diversas pessoas.
12- Turismo Místico
Muito confundido com o Turismo Religioso, o Místico é uma forma de entrar em contato mais direto consigo mesmo, em busca de paz e espiritualidade.
Essa é a principal diferença entre um e outro. Além disso, esse que estamos falando agora é mais propenso a uma viagem mais completa, em busca de vestígios de civilizações antigas e de diversos outros importantes fatores que podem servir para a construção de um momento.
Então, de certo modo, você não precisa pertencer a uma religião para conseguir fazer esse tipo de viagem, porém, é fundamental que esteja aberto a aprender mais e se encaixar em ambientes diferentes, buscando a paz.
Sendo assim, uma viagem pode ser ainda mais completa se considerado este fator. 13- Ufoturismo
Entrando em um ponto um pouco diferente, a ideia do Ufoturismo é trazer uma reflexão bastante intrigante: estamos mesmo sozinhos no universo?
Sim! Existem pessoas que viajam apenas para saber mais sobre alguns importantes dados e fontes sobre a presença de seres de outro planeta e isso não começou a muito tempo.
Ainda na década de 70 foram descobertas diversas estranhas mortes de gados. É a partir disso é que se constrói a ideia principal desse tipo de turismo. Ele é mais voltado para pesquisas, porém, de fato é interessante entender que com essas pesquisas se vem a necessidade de viajar, formando assim a ideia principal de turismo.
De toda forma, isso pode persistir por algum período de tempo, então vale a pena considerar alguns pontos adversos em suas possibilidades.
14- Turismo religioso
Para deixar ainda mais completa essa jornada pelos mais diferentes tipos de turismo, vamos entrar no último deles, que possui bastante carga e consegue trazer muitas pessoas para um nível espiritual completamente diferente.
Aqui no Brasil, a maioria das pessoas se denominam cristãs, possuindo algumas poucas religiões de matriz africana ou indígenas. A questão mais importante no turismo religioso é um maior contato com a fé.
Perceba que no turismo místico a grande questão estava relacionada de forma mais abrangente com o fator da espiritualidade e conhecimento, aqui as pessoas buscam de fato um contato maior com Deus, ou com seus deuses.
Se considerar em alguns países fora, existem muitas pessoas que adoram visitar templos budistas, na verdade, até mesmo aqui há a possibilidade de se conhecer mais sobre essa religião, apesar de ser mais esperado um turismo místico nesse momento.
De toda forma, igrejas, capelas, cidades afins, conseguem trazer aquela carga religiosa à tona, então, caso deseje conhecer sobre algo, basta pesquisar bem o que deseja. Com a quantidade de construções religiosas no Brasil, provavelmente não terá problemas.
Quais os melhores locais para praticar turismo?
Aqui já foi dito que diferentes locais conseguem trazer uma carga diferente para o turismo, por isso é tão importante entender mais sobre certas regiões antes de viajar.
O interessante aqui é destacar certas localidades com valor para atividades diversas. Por exemplo, em certos estados do Brasil é possível praticar mais de um tipo de turismo com bastante facilidade.
O Rio de Janeiro, por exemplo, é um local que possui regiões com praias, monumentos históricos com valor cultural, esportes, possibilidades de ecoturismo e muito mais. Então, de forma geral, se deseja praticar mais de uma forma de turismo, pode escolher cidades e estados que possuam essa grande capacidade.
Alguns municípios acabam sendo de extrema relevância para essa prática, então vale a pena dar uma olhada no seu roteiro de viagem e decidir bem para onde deseja ir, assim a quantidade e a qualidade do turismo será completamente diferente!