As melhores cidades de serra no Rio de Janeiro

As regiões serranas apresentam certas qualidades para o turismo que muitos sabem aproveitar bem. Sendo assim, há regiões que são mais propensas a atividades esportivas e até mesmo locais em que descansar é uma atividade mais recomendada. 

De toda forma, existem várias opções para você que gosta de frio, belas vistas e atrativos gastronômicos únicos. A verdade é que apesar de ser uma região litorânea conhecida, vários locais de serra acabam ganhando um destaque único. 

A oportunidade de estar nesses locais diz muito a respeito de suas qualidades. Sendo assim, os monumentos famosos e que acabam sendo mais relevantes para a lo 

1- A grande Nova Friburgo 

Um dos locais mais interessantes para fazer turismo no Rio de ?Janeiro é com certeza Nova Friburgo. É uma localização completa e cheia de atrativos turísticos, principalmente para quem gosta de regiões com um clima mais frio e com possibilidades diferentes de praias. 

O nome da cidade está relacionado a sua colonização, que foi feita por suíços. Sendo assim é possível levar em consideração todos esses fatores no momento de escolher corretamente seu destino turístico. 

Para fechar com chave de ouro, a região é repleta de Mata Atlântica, o que a torna bastante bela e ótima para praticar trilhas, por exemplo. 

Se você vai para o local, principalmente durante o inverno, pode aproveitar também a gastronomia. Experimente pratos típicos da região como um fondue. 

Vale lembrar que as opções de hospedagem são ótimas e possuem um grande contato com a natureza, algo que para muitas pessoas deve ser bastante considerado. 

2- Petrópolis 

A cidade de Petrópolis é uma região serrana que sempre apresenta um clima ameno, perfeito para quem gosta de frio, mas ao mesmo tempo gosta de receber algumas horas de sol. 

Se for para a região durante o inverno, lembre-se de levar bastante agasalhos porque o frio no local não é nada fácil de aguentar durante esse período. 

Essa localização também é famosa porque encantou o Imperador D. Pedro II, que em umas de suas viagens para o Rio de Janeiro, escolheu esse local como um dos melhores para se acomodar.

Isso deve-se bastante ao clima frio que há na região, que, para europeus é um ponto que os deixa mais confortável, fazendo com que fujam do litoral do Rio de Janeiro e do sol escaldante. 

Além disso, pode aproveitar para aprender mais sobre a história da região, visto a grande quantidade de monumentos históricos que elas abrigam. 

E também há a oportunidade de praticar o ecoturismo, que acaba sendo bastante famoso na região, por esse motivo pode ser considerado um dos pontos mais interessantes na cidade de Petrópolis. 

Conte com trilhas, cachoeiras e diversos outros investimentos para que possa aproveitar ao máximo suas férias. 

3- Teresópolis 

Aproveitando para falar dessa região, podemos destacar que o turismo neste local é de suma importância para a construção de certos benefícios para viajantes. Enquanto Petrópolis é um local cheio de novidades da natureza que convidam bastante os turistas, Teresópolis é um local mais vazio. 

Isso não quer dizer que não há atrativos por lá, apenas que a região de Petrópolis é mais movimentada. 

Com certeza nesse local o que mais se torna interessante fazer é o turismo ecológico, ou ecoturismo. Isso porque há parques famosos na região, fazendo com que ela tenha muitas possibilidades para essa prática. 

Esse local recebeu o nome da esposa de Dom Pedro: D. Tereza Cristina. 4- Itaipava 

Por muito tempo essa região foi ofuscada pelas belezas de Petrópolis, então ela era conhecida como um território, no entanto, no momento atual ela já possui mais relevância no mercado, podendo alcançar bons números de turistas por conta própria. 

Além de ser um ótimo local para apreciar a natureza, o clima da região é quase sempre confortável e as grandes montanhas acabam constituindo o seu cenário de forma mais efetiva. 

Além disso, considere também aprender mais sobre a gastronomia do local, que é única para toda a região. Participe da Feirinha de Itaipava, veja mais sobre a cidade e como ela pode ser tão relevante para o turismo e economia brasileira. 

Como é um local com muitas montanhas, alguns esportes radicais são permitidos em certas áreas, lembrando, é claro, que terá toda segurança para isso.

5- Visconde de Mauá 

Esse é um local conhecido pelos brasileiros. Quando o assunto é turismo, muita gente conhece Visconde de Mauá por suas belezas naturais e a possibilidade de conseguir belas vistas de uma região. 

É um local perfeito para fazer trilhas e até mesmo para acampar. A sua grande quantidade de flora ainda o torna perfeito para quem deseja começar a praticar o turismo ecológico. 

De forma geral, podemos deixar claro que em certos locais é mais fácil trabalhar com esses pontos, mas em Visconde de Mauá você terá a oportunidade de estar em um local que é muito procurado durante o inverno por amantes de vinho à frente da lareira. 

6- Serrinha do Alambari 

Se você está indo para uma serra para fugir da grande quantidade de tráfego nas cidades, esse local é ideal porque é tranquilo e fácil de receber um contato com a natureza. Sendo assim, esse é um local que deve ficar entre os principais pontos que merecem sua parada. 

A localização deste território está entre Penedo e Visconde de Mauá e é considerado uma área de preservação natural desde 1990. 

Então vale a pena ter ele como destino turístico quando o assunto é serras, principalmente porque ele não fica tão longe de duas importantes cidades da região. 

7- Sana 

Algo que chama atenção nas serras são as cachoeiras. Geralmente para encontrar um local como esse é necessário fazer algumas horas de trilha e todos aceitam isso porque desejam ter a bela visão das cachoeiras e, em certos casos, aproveitar para tomar um banho. 

Dito isto, a região de Sana é repleta de oportunidades para turistas nesse quesito. 

Se está tentando entrar em contato com a natureza para repor suas energias a observar as paisagem naturais de forma mais próxima, vale a pena colocar esse ponto na sua lista. 

Além disso, é um vilarejo bem tranquilo, que, apesar dos poucos habitantes, está sempre de braços abertos para receber novas pessoas. 

8- Lumiar 

Então, temos mais um vilarejo. Lumiar é um local de serras que o que fica em destaque são as grandes árvores e o contato direto com as mais diferentes espécies de flora e fauna. 

Lumiar é considerado um distrito de Nova Friburgo, porém merece nossa atenção aqui para o que ela representa no turismo. 

Apesar do que muitos viajantes pensam, a localidade é repleta de oportunidades além do ecoturismo. Acontece algumas festas e eventos importantes como o forró pé de serra da região, que é considerado também um fator cultural da região.

9- Penedo 

Penedo é outro local que se consolidou porque começou a apresentar bastante características importantes para certas possibilidades de turismo. É verdade que quando falamos de regiões serranas o ecoturismo acaba sendo um dos mais importantes, no entanto, é apenas parte do local. 

Sim! Há uma grande procura pelo ecoturismo em Penedo, porém, não é o único fator que deve ser considerado. A gastronomia é também fundamental para que a “Pequena Finlândia” (como é chamada) acabe sendo mais conhecida. 

O nome “Pequena Finlândia” vem do fato que as características gerais da localização fortalecem esse processo, fazendo com que seja mais fácil para que turistas europeus ou de países com clima frio, se adequem a realidade do local. 

Regiões serranas ou praias? 

Considerando tudo que viu aqui, há diversos benefícios em viajar para esses locais, no entanto, é apenas você quem deve decidir o que pode ser feito, afinal, com todas essas oportunidades, é bem provável que se encante bastante e decida voltar para o local ou para outros. 

De toda forma, o turismo na região não deve ser esquecido, até porque é com ele que se estabelece uma série de possibilidades para o Rio de Janeiro. 

Existem muitas cidades e inúmeras serras no Rio de Janeiro, então é interessante dar foco em algumas para que consiga estabelecer melhor suas possibilidades. 

Então, as praias são realmente pontos importantes na construção do Rio de Janeiro, porém, elas não são as únicas localizações que devem ser importantes para a construção geral do estado. 

Se deseja um turismo mais calmo e envolto na natureza, com certeza deve optar por regiões com altitudes maiores. A nossa dica aqui é que aproveite a região de Serramar. 

Nova Friburgo é um dos locais que está inserido nessa localização e que pode ser um destino turístico completo, com clima agradável, gastronomia diferenciada, esportes, dança e muito mais sobre cultura!

Deixe um comentário

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

AJUDE O PORTAL COMPARTILHANDO ESTE CONTEÚDO!

Compartilhe em suas redes sociais e seja parte do crescimento deste projeto!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Conheça nossos parceiros

Deixe um comentário

Outros conteúdos com temas relacionados

Continue navegando em nosso site e conheça mais sobre a Região Serramar

História da cidade de Visconde de Mauá
TURISMO

História de Visconde de Mauá

HISTÓRIA No século 19, a região foi doada ao empresário Irineu Evangelista de Sousa, o Visconde de Mauá, daí originando-se o nome do lugar. No início do século 20, o

Leia Mais »
Roteiro de Turismo em Visconde de Mauá
TURISMO

Roteiro Turístico em Visconde de Mauá

PROGRAMAÇÃO Se conseguir chegar ao crepúsculo, a sugestão é dar uma pausa na rampa de voo, que fica na subida, e que tem uma vista espetacular da região. Visconde de

Leia Mais »
Turismo em macaé
TURISMO

Roteiro de Turismo em Macaé

PROGRAMAÇÃO ROTEIRO MACAÉ Sexta feira: No crepúsculo O roteiro para conhecer a orla pode ser feito andando ou de bicicleta. Aluguel de bike na @bicipraiamacae, @enjoybike, ou se preferir com

Leia Mais »

FORMANDO PARCERIAS​

Ao invés de conquistar clientes, buscamos formar parcerias. Conheça nossos planos de acesso e faça parte da nossa comunidade.