Se você gosta de viagens é muito provável que já tenha ouvido falar da importante cidade de Nova Friburgo, hoje, uma das maiores representações do turismo brasileiro, mas a sua história acaba trazendo alguns fatos curiosos e que talvez seja interessante que saiba antes de visitar a região.
De forma geral, a fundação da cidade foi feita por Suíços ainda no século XXI. Esses imigrantes passaram a tentar se estabelecer na região porque está, em suma, representava um local bom e prático para se viver e fugir da Europa.
Fugindo da vida europeia que estava desgastante por conta da revolução industrial e por um fenômeno não muito comum: a explosão do vulcão de Tambora. Eles ocuparam a região.
E por que suiços em Nova Friburgo?
De fato, a coroa portuguesa não aceitaria tão facilmente que um território pertencente a sua tutela fosse simplesmente “usurpado”. O que aconteceu, na verdade, foi uma série de eventos que trouxeram a ocasião.
O objetivo da coroa era estreitar relações com os países europeus e buscar expandir de forma melhor o grande Reino que se tornou o Brasil. Assim, os povos germânicos, sobre a autorização real e planejamento de Nicolau Gachet (Suiço de Cantão de Fribourg).
Assim, foi estabelecida uma pequena colônia que tinha aproximadamente 100 famílias como população.
A escolha de Nicolau foi exímia e cirúrgica, visto que, a região de Cantagalo possuía um clima e características parecidas com o Suiço. É importante dar certo destaque para isso porque foi um dos fatores que facilitou sua interação mais “correta” com o local.
A chegada dos imigrantes
Depois de aceitar as 100 famílias de origem suíça no local, em 04 de julho de 1819, elas chegaram.
Todos muito ansiosos com as possibilidades e, é claro, sem opção de retorno.
Para efeitos de curiosidade, durante a viagem, das mais de 2000 pessoas, chegaram apenas 1631, contabilizando, ao final, 389 óbitos e alguns nascimentos.
De fato, as viagens para esses locais podiam trazer à tona a realidade das navegações naquela época, era um desafio cruzar o oceano até para os navegantes mais experientes.
A origem do nome Nova Friburgo
O nome é o que torna a cidade tão importante para seus imigrantes. Eles saíram da região de Cantão de Fribourg e para eles era um recomeço. As oportunidades eram novas e extasiadas, sendo assim, não haveria nome mais apropriado.
Além disso, os detalhes naturais eram semelhantes ao que deu à região aquele “ar de Europa no Brasil”.
Assim, Pedro Machado de Miranda Malheiros, instalou a sede da colônia, apresentando esse nome para a região.
Já em 1960…
Depois da grande quantidade de história que ouviu até aqui é importante que tenha em mente a importância da região com relação a fatores do tipo.
A história da região contribuiu bastante para que o Turismo Histórico tenha seu ponto de foco na região. Além disso, a cultura ficou muito desenvolvida e trouxe diferenças importantes que foram acrescentadas ao cenário brasileiro.
Nova Friburgo é um território importante nesse ponto. Além das construções diferentes, as pessoas de lá acabam sendo mais relacionadas a países da Europa do que a outros locais.
Cultura em Nova Friburgo
A cultura da região se desenvolveu bastante para certos pontos importantes relacionados a suas características como clima e relevo. Depois da colonização portuguesa e da ocupação do território por suíços, podemos dizer que as práticas do local mudaram muito.
Esportes, eventos, feriados e muitos outros importantes pontos podem ser destacados aqui. vale lembrar que durante todo esse tempo de mudanças na região, a gastronomia mudou e o artesanato também.
É claro que Nova Friburgo é um importante território para o turismo, no entanto, não é apenas nesse ponto que a cidade recebe seu prestígio, vamos ver um pouco mais sobre as possibilidades que existem na área.
Festas importantes
Como lar para os mais variados tipos de festas, você pode aproveitar para conhecer a Nova Friburgo em eventos importantes como o Carnaval. A Festa de São Pedro e o Festival de Queijo e Vinhos também são muito famosos, além de vários outros eventos ao longo do ano.
Carnaval de Nova Friburgo
Sim! O carnaval ganha um importante destaque na região por conta de suas particularidades históricas, dando um novo padrão para os desfiles e chamando atenção de muitos turistas.
As diversas escolas de samba que estão na região podem fazer uma completa diferença para que o desenvolvimento de certas práticas sejam perfeitas.
A festa de São Pedro
Uma das festas mais antigas da região. A festa de São Pedro acontece todo ano na cidade no período de 29 de Junho e possui um significado extenso como uma festa única na região, realizada, por sua vez, desde 1865.
Festival dos queijos e vinhos
Além de importantes datas como o Carnaval, a Nova Friburgo também oferece o festival de queijos e vinhos.
Ademais o importante valor cultural que esse festejo possui, ele é também ótimo para que a região consiga chamar ainda mais a atenção de turistas que se sentem atraídos pelos vinhos, queijos, festejo e música.
Um pouco sobre os esportes na região
As características geográficas da região conseguem deixar o território mais propício para certas atividades do que para outras.
A práticas de canoagem, rappel, montanhismo e diversos outros esportes que possuam certa semelhança com esses acaba se destacando mais. Acontece que a região possui uma variedade de montanhas, rios e cachoeiras que são pontos turísticos de suma importância para o desenvolvimento da economia.
E por falar nisso, esse desenvolvimento também foi ótimo para chamar atenção de pessoas que gostam de praticar certos esportes, portanto, a região acabou se desenvolvendo para esse ponto.
A Nova Friburgo atual e a Nova Friburgo do passado
O desenvolvimento da região durante todo esse tempo é com certeza um ponto a se destacar, com várias oportunidades que surgiram para os portugueses e suíços nessa região, a cidade cresceu e hoje é uma das mais importantes para o turismo do Rio de Janeiro.
Se pararmos para pensar, todo o processo que envolve a ocupação dessas terras estava ligado ao povoamento e desenvolvimento da região, algo que promoveu sempre um olhar de melhorias para o local.
A nova Friburgo atual é apenas uma consequência de seu passado.